X-Real: nudez feminina sem retoques

19 nov 2015
X-Real capa

Mulheres comuns, nuas e sem nenhum retoque. Essa é a ideia do projeto do livro X-Real, da fotógrafa Camila Cornelsen, que está sendo viabilizado via financiamento coletivo no Catarse (o link está no final desta matéria!). O projeto já tem três anos e tem o objetivo de mostrar as mulheres como elas realmente são, sem apagar nenhuma nada, deixando tudo: estrias, celulites e cicatrizes. Em tempos de uso e abuso do Photoshop, o projeto mostra as mulheres em toda a sua forma. Apenas mulheres que se candidataram para participar foram fotografadas para o livro.

X-Real 4

Camila tinha um desafio grande de fotografar nuas pessoas que ela nunca tinha visto em um lugar que ela não conhecia. “O legal de ser em casa é porque elas se sentem mais confortáveis, e onde também consigo extrair o máximo delas. Mesmo assim muitas ainda ficam tímidas e pra mim essa é uma das graças do projeto. Fica muito claro a personalidade de cada uma”, afirmou.

Logo depois de uns três ensaios publicados, recebi críticas de mulheres dizendo que o projeto só fotografava mulheres magras, e que sendo assim “era fácil não usar photoshop”. Me questionei muito sobre essa definição de magreza e gordura. Por fim entendi que independente do que está escrito no dicionário, “ser magra” ou “ser gorda”, está nos olhos de cada um.

Tive que lidar com a insegurança feminina. Como mulher, também tenho meus dias melhores e piores, então confesso que posso não gostar quando alguém desiste de fotografar porque “está fora do peso”, ou brigou com o namorado, mas entendo. Já tive alguns ensaios que foram fotografados mas infelizmente não foram publicados por conta dessa tal insegurança. E por esses cancelamentos e outros motivos entendi que o X REAL existe para mostrar um nu confortável. Um nu que qualquer pessoa possa ver e apreciar e se identificar.

X-Real 2

Hoje, o público que acompanha os trabalhos da fotógrafa está divido metade de homens e metade de mulheres. Para Camila, é uma vitória. “Fico muito feliz de ver tantas mulheres acompanhando e apoiando o projeto. Sinto que uma mensagem mais forte de empoderamento vem sendo passada através das fotos”, completou. De acordo com a fotógrafa, muitas decidiram participar porque conhecem alguém que fez, ou se identificou com uma das mulheres fotografadas.

Depois de 3 anos online e mais de 25 ensaios fotografados, o projeto precisava ir para a versão impressa e para as prateleiras das casas de mulheres e homens de todo o Brasil. acredito que está na hora de testar outra mídia. “Será legal ver ele impresso, passando nas mãos de outras pessoas e celebrando esse tempo que o projeto existe com quem o acompanha. Como eu venho fazendo o projeto todo sozinha desde o início, de maneira totalmente independente, achei que levá-lo pra uma editora nesse momento não fazia muito sentido, portanto, o livro será feito através de financiamento coletivo”, completou Camila Cornelsen.

Para contribuir e garantir o seu livro é só clicar nesse link: www.catarse.me/xreal. Nós já colaboramos com esse belo projeto e garantimos o nosso!

Veja o vídeo da campanha:

« Voltar

Deixe um Comentário