Larissa Conforto, da banda Ventre, fala sobre música e as suas tatuagens

27 jun 2016
larissa

O raio do Harry Potter tatuado na nuca aos 11 anos. Assim começou a relação com a tattoo da baterista da banda Ventre, Larissa Conforto. Foi mais ou menos nessa época também que ela começou a sua paixão pelo rock, que a acompanha até hoje em seus diversos projetos musicais.  Em suas 22 tattoos (contamos cuidadosamente), o estilo que prevalece é o Old School, que segundo ela é o seu estilo preferido pela filosofia de transgressão do início da história da tatuagem e também pelas cores.

“A tatuagem é uma forma de marcar experiências da vida no corpo, mais do que na memória. A tattoo faz parte da minha afirmação de quem eu sou. Cada desenho tem uma história minha.”

TATTOO LARISSA 3

A bateria entrou na vida de Larissa aos 13 anos e na época os pais acharam que toda aquela empolgação com a música e o instrumento era uma coisa de momento e de adolescente, mas eles estavam enganados e a empolgação dura até hoje em uma bateria forte e com os pés descalços. No colégio, Larissa montou diversas bandas de punk e feministas, participou de saraus e fez muitos shows.

Depois de alguns anos, ela montou com mais três meninas e dois meninos, a Tipo Uísque. Com um som poderoso, o grupo emplacou sucessos, participou do programa Super Star, da TV Globo e fez shows no Lollapalooza, em São Paulo e nos Estados Unidos. Para Larissa, o som da banda, com músicas em inglês, não estava mais fazendo sentido para ela, que queria se expressar em português. Foi então que ela montou a Ventre junto com Gabriel, vocalista e ex-Tipo Uísque.

Além de tocar, Larissa já trabalhou do outro lado, nas gravadoras Biscoito Fino e Deck, onde pode conhecer o funcionamento do mercado fonográfico e ajudar na sua profissionalização como artista. Com um som intimista e denso, o primeiro disco da banda,”Ventre”, conta com 11 músicas. Além disso, a Ventre gravou também um DVD, no Imperator, casa de shows da zona Norte do Rio de Janeiro.

TATTOO LARISSA

Voltando para as tatuagens, Larissa tem pelo corpo caveiras mexicanas, flores, pistolas e uma mariposa (sua última), porém, ela tem quatro desenhos em homenagem a músicas dos Los Hermanos. Ela contou inclusive mostrou o desenho de uma coroa que tem na nuca para o vocalista da banda, Marcelo Camelo, que em um outro encontro a reconheceu pelo desenho.

Boa parte dos seus trabalhos foram feitas pelo tatuador Roberto Cruz, mas sua última, uma mariposa, foi feita por Magrão, baixista da banda Canto Cego, artista visual, tem projetos de grafite e que também tatua.

“Prefiro me tatuar com gente que eu conheço e que vai ter uma relação bacana com a minha tatuagem.  Minha próxima tatuagem vai ser uma caixa de bateria no meu braço esquerdo, vai ser o braço da música.”

Como toda pessoa bastante tatuada, as ideias na cabeça são muitas. Entre as tattoos que ela tem, “ROCK STAR” estampa os dedos da mão, um disco voador um dos braços e os fractais do álbum da Tipo Uísque um antebraço.

LARISSA CONFORTO 4 (1)

Vivendo em um ambiente majoritariamente masculino e tocando um instrumento dominado por homens, Larissa Conforto está em um projeto só de mulheres, chamado Xanaxou, com músicas próprias com temas voltados para elas. Com 2 shows lotados, ela diz que é um trabalho importante para inserir a mulher cada vez mais no cenário musical brasileiro. 12 mulheres fazendo músicas sobre como ser mulher.

Para ela, os artistas nacionais precisam se apoderar das ferramentas digitais, como os aplicativos de música via streaming, como Spotify e Deezer, e aproveitar os benefícios do You Tube. A Ventre, por exemplo, lançou vídeos na plataforma antes de lançar o álbum.

“Eu enxergo hoje o You Tube como o maior catálogo de música do mundo. Esse é o meio mais revolucionário e democrático que existe”,

Na última quarta, a Ventre tocou no OcupaMinc, na sede do Ministério da Cultura, no Rio de Janeiro. As próximas novidades da banda são uma turnê no Nordeste, o lançamento de uma cerveja artesanal no estilo IPA (gosto muito!) chamada Pernas e um show em julho, no Rio. Pelo que se viu, a Larissa ainda tem muito a mostrar na música e muitas tatuagens pra fazer também! Para conhecer mais da Ventre, eles estão no Spotify e tem também seus vídeos no You Tube.

 

« Voltar

Deixe um Comentário